Alceu Valença grava DVD das Valencianas com a Orquestra Ouro Preto em Belo Horizonte

 

 

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto estão de volta a Belo Horizonte para gravação do DVD ao vivo do espetáculo Valencianas. O concerto acontece no dia 03 de novembro, sábado, às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Os ingressos serão vendidos a R$40 inteira e R$20 meia, mediante apresentação de documento comprobatório.

Sucesso de público e crítica já em sua estreia, em abril de 2012, quando aproximadamente 1700 pessoas lotaram o Palácio das Artes, o espetáculo homenageia a trajetória de Alceu Valença. Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo e tendo Alceu como solista nos vocais, Valencianas revive o cancioneiro do cantor e compositor pernambucano que, pela primeira vez, tem parte significativa de sua extensa obra arranjada para música de concerto.

O espetáculo foi concebido tomando como referência a biografia musical de Alceu, ao explorar particularidades que tornaram a obra do cantor um marco na história da música popular brasileira. Assim, guitarra, violão, baixo elétrico, bateria e percussão dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como sanfona, zabumba, tampa de panela, rabeca e marimbau que, por sua vez, se unem a uma orquestra de cordas. A partir desta miscelânea, canções comoLa Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana,Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudadeganharam contornos orquestrais. Destaque também para a Suíte Valenciana, peça composta por referenciais sonoros que buscam revelar o imaginário poético e musical de Alceu. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.

A qualidade e a beleza das Valencianas resultou em uma grande demanda para seu registro, justamente no ano em que Alceu celebra 40 anos de carreira. Para a gravação do concerto, o palco do Grande Teatro do Palácio das Artes vai ganhar um cenário exclusivo, idealizado pelo ceramista e artista plástico pernambucano, Joelson Gomes. “Sabemos do histórico do Palácio das Artes em receber grandes espetáculos e nomes expressivos da música brasileira e internacional. Acredito que gravar as Valencianas no Palácio é uma forma de reverenciar um ícone da MPB como o Alceu e presentear o público com um espetáculo de alto nível. Vale destacar também a arte de Joelson Gomes, que dará um toque especial ao espetáculo”, comenta o Maestro Rodrigo Toffolo.

Segundo Alceu Valença, “Valencianas é um projeto que me orgulha bastante, idealizado pelo meu compadre Paulo Rogério Lage, conduzido pelo maestro Rodrigo Toffolo e pelo arranjador Mateus Freire, da Orquestra Ouro Preto (MG). Eles souberam captar as sutilezas das minhas canções e adaptá-las para a linguagem de concerto, sem abrir mão das características mais fortes de minha música”.

 Histórico

O espetáculo começou a ser preparado em 2010, quando o maestro e o compositor foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo comum: o editor Paulo Rogério Lage, que há tempos acalentava proporcionar contornos orquestrais ao cancioneiro de seu compadre Alceu.

No verão deste ano, o maestro Rodrigo Toffolo e o arranjador e violinista Mateus Freire foram novamente ao encontro do homenageado, desta vez em Olinda, e voltaram com mais de quarenta músicas sugeridas por Alceu na bagagem. Dentre estas, foram escolhidas treze para o espetáculo.

O espetáculo foi visto por um público de quase três mil pessoas. Além de Belo Horizonte, Valencianas passou por Rio de Janeiro e Ouro Preto. Em 2013, o espetáculo chega a São Paulo, com apresentação prevista no Grande Teatro do Sesc Pinheiros.

Orquestra Ouro Preto - A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e no exterior. Em seu legado, destaca-se também a gravação e o lançamento do disco Latinidades, que no ano de 2007, foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental e a participação da International Beatle Week 2012, onde apresentou uma releitura ímpar de parte das obras dos Beatles, o que resultou em um convite, por parte dos organizadores do evento inglês, para a gravação de um DVD ao vivo na Inglaterra, com circulação em toda a Europa. O grupo é patrocinado pela Petrobras e apoiado pela Gasmig e MCA.

 

Informações:

 

Belo Horizonte

Dia: 03 de novembro.

Horário:20h30.

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes, localizado à Av. Afonso Pena, 1537, Centro.

Repertório: Porto da Saudade, Cavalo de Pau, Estação da Luz, Sino de Ouro, La Belle de Jour, Sete Desejos, Ladeiras, Anunciação, Girassol, Coração Bobo, Acende a Luz. 

 

 

Mais Notícias



    Tropicana Produções Artísticas © 2014 - desenvolvimento OBLÍQUO